Pesquisa recente indica que 64% das empresas ainda não estão em conformidade com a LGPD. Por que é importante que as empresas se adaptem?

Pesquisa recente indica que 64% das empresas ainda não estão em conformidade com a LGPD. Por que é importante que as empresas se adaptem?

Independente do prazo de vigência da LGPD, a proteção de dados pessoais é uma realidade global, e traz excelentes oportunidades para as organizações estabelecerem melhores relações com clientes, colaboradores, fornecedores, e com a sociedade em geral. Outro ponto, é o impacto nas relações comerciais internacionais, que pressionam a aplicabilidade e eficiência da legislação, uma vez que as oportunidades de negócio entre empresas com países que já adotam leis de proteção de dados são prejudicadas pela ausência de uma legislação como a LGPD. De fato, o respeito à proteção de dados pessoais é um diferencial competitivo muito valorizado pelos consumidores e o descumprimento da LGPD poderá gerar pesadas sanções e penalidades, pois os casos de vazamentos de dados pessoais são objeto de fiscalização e autuação pelo Ministério Público e demais órgãos de defesa do consumidor, como também de exigências por parte dos próprios titulares dos dados, com fundamento nas normas vigentes.

Fonte:

https://bit.ly/3jZLeXB em 06/09/20

Esta lei vai ter o mesmo efeito do Código do Consumidor.Vai ter o efeito de acabar com venda/troca de cadastros de usuários/clientes entre empresas. Vai dar responsabilidade a quem usa os dados e uma possibilidade de quem é atingido por telemarketing e etc. As empresas vão ter que pensar como vão atingir os consumidores e de que forma. Vão ter que avaliar o risco de um consumidor não gostar e entrar com uma ação contra elas. Resumindo: vai preservar muito nossa disponibilidade/tempo.